O que fazer quando cai um cisco na lente

Um cisco no olho é uma situação normalmente bastante incômoda. E quando estamos usando lentes de contato, além da sensação de desconforto ser potencializada, certos cuidados devem ser tomados para que um episódio banal não se transforme em uma dor de cabeça.
1 - Primordialmente, lave bem as mãos. Sabemos que instintivamente somos tentados a levar as mãos aos olhos, mas controle seu ímpeto e lave bem as mãos.
2 - Em seguida, procure um espelho onde possa examinar seus olhos e descobrir o que está causando o desconforto, manuseando cuidadosamente a região das pálpebras. Esse cuidado se faz necessário por conta da natureza do objeto. Se for uma lasca de vidro, por exemplo, é bem provável que você precise recorrer à ajuda de um profissional para realizar a remoção com segurança. Mas, se não for o caso, então – com as mãos lavadas – retire as lentes de contato e lave-as com os líquidos de limpeza e conservação indicados pelo seu oftalmologista.
3 - Após todo esse processo, aguarde alguns minutos e verifique se ainda há alguma irritação, inflamação, ou se os olhos estão vermelhos. Se estiver aparentemente tudo certo, você deverá então recolocar com bastante cuidado as lentes de contato.
Uma situação que não deve ocorrer é se, após realizar a limpeza das lentes e recolocá-las, a irritação voltar. Então, talvez, o problema esteja relacionado com a lente em si, e não com um cisco, e um oftalmologista deverá ser consultado.