Dicas de como usar máscara e não embaçar seus óculos

O uso de máscaras de proteção é uma das medidas contra a transmissão do novo Coronavírus em todo o mundo. Em Cuiabá, a utilização do adereço passa a ser obrigatório em todos os espaços públicos a partir desta segunda-feira (27).

Apesar de auxiliar no combate à disseminação de Covid-19, as máscaras incomodam um pouco mais, quem é usuário de óculos.

Isso acontece porque o ar quente da respiração acaba escapando pela parte de cima do lenço e, ao encontrar a superfície fria da lente, a umidade se condensa.

E o que fazer para evitar este incômodo?

Mantenha as lentes limpas

Lave seus óculos com água e sabão e deixe as lentes secarem sozinhas. O vestígio do sabão forma uma espécie de película protetora, que ajuda a reduzir a condensação da umidade. No entanto, não é uma solução permanente e deve ser repetida várias vezes ao dia.

 

Prenda a máscara com um grampo ou clipe

Algumas máscaras vêm com estrutura interna de metal, que se ajusta à nasal do usuário. Caso a sua não tenha, você poderá usar objetos flexíveis, como grampos de cabelo ou clipes de papel, para criar um "nariz" confortável. Vale ressaltar que eles devem estar bem apertados para garantir que não saiam e arranhem o rosto.

 

Apoie seus óculos sobre sua máscara

Use o peso dos seus óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o mais alto que puder (verifique se ainda está embaixo do queixo) e deixe seus óculos descansarem em cima da máscara.

 

Limpe suas lentes com sabão em barra seco

Esta dica viralizou um vídeo na internet, onde um oftalmologista da Espanha, explica como não embaçar seus óculos.

Com um sabão em barra seco, esfrego-o cuidadosamente nos dois lados das lentes e, com a ajuda de um pano limpo, se possível de algodão, remova o excesso. Toda vez que lavar seus óculos, deverá repetir este processo.

Lave seus óculos após o uso e remova o sabão com água corrente, para evitar qualquer dano no seu tratamento anti-reflexo ou lentes.

 

A importância de lavar sempre os óculos para evitar a propagação do Coronavírus

Use água corrente e na temperatura ambiente apenas nas lentes de grau.

Não é indicado colocar os óculos em contato com água quente, isso pode danificar o tratamento das lentes. Além disso, não é orientado molhar as armações dos óculos, principalmente as de metal, já que podem enferrujar.

Não é recomendado usar álcool em gel ou qualquer outro tipo de produtos químicos na limpeza dos óculos, isso inclui: alvejante, limpa-vidros, sabonetes, anti-gordurante, ou qualquer outro tipo de produto de limpeza.

No momento de comprar as lentes para os seus óculos de grau prefira as com tratamento anti-risco e anti-reflexo, já que  esse tipo de tratamento ajuda no momento de higienizar os óculos e evitar que sujeiras se acumulem nas lentes.

Isso acontece porque os tratamentos funcionam como uma película protetora. Dessa forma, fica mais difícil que as impurezas sejam absorvidas pelas lentes.

Além da higienização dos óculos, não se esqueça: lave sempre as mãos e cuide-se!