Como identificar o formato do seu rosto

Uma das maneiras para descobrir qual é o formato do seu rosto, prenda o cabelo e tire uma foto somente do rosto. Depois de ter essa foto, olhe para a imagem e imagine desenhe uma linha vertical que divide o rosto, que será a linha do comprimento do rosto, e outra na horizontal que divide o rosto ao meio, que será a linha da largura do rosto. 

Estas linhas são muito importantes, pois são elas que irão ajudar a determinar o seu tipo de rosto, ajudando a analisar o comprimento e características de cada um dos lados da face. 

Outra forma de analisar o seu rosto, consiste em prender o cabelo e ficar em frente a espelho fixo em um local bem iluminado. Depois disso, usando um batom, lápis de maquiagem, giz ou mesmo uma caneta para quadro branco deve desenhar todo o contorno do seu rosto no espelho, sem incluir as orelhas, mantendo-se o mais imóvel possível e sem inclinar a cabeça para a frente.

Tipos de Rosto


Redondo, quadrado, oval, coração, oblongo ou diamante são os principais tipos de rosto que existem para caracterizar as diferentes forma, e cada um deles apresenta o seu próprio formato e características específicas:

1. Rosto Redondo

As linhas do comprimento e da largura do rosto têm as mesmas dimensões, ou seja, o mesmo comprimento. Além disso, este tipo de rosto não tem linhas retas, sendo os seus ângulos pouco definidos e muito arredondados.

Muitas vezes este tipo de rosto é confundido com o tipo oval, porém a grande diferença está que a testa é pequena e a distância entre a parte de baixo do nariz e o queixo é menor que o comprimento de todo o nariz. 

  • Óculos mais indicados: 

Quando é preciso escolher óculos de sol ou de grau, para este tipo de rosto deve evitar óculos com linhas arredondadas que acentuam ainda mais as linhas redondas. O ideal é optar por óculos com linhas retas, sendo os modelos retangulares e quadrados os mais indicados. 

2. Rosto Quadrado

No tipo de rosto quadrado as linhas do comprimento e da largura do rosto têm também as mesmas dimensões, tal como acontece no rosto redondo, com a grande diferença de que as linhas do rosto são retas e intensas. Este tipo de rosto tem as linhas da testa, da lateral, do queixo e mandíbula retas, tendo na sua maioria ângulos retos. 

Muitas vezes o rosto quadrado pode ser facilmente identificado analisando a parte do rosto que fica a baixo da linha da largura do rosto, que é traçada na horizontal.

  • Óculos mais indicados: 

Para escolher óculos escuros ou de grau, é recomendado optar por óculos em formato de aviador ou gatinho, pois são formatos que suavizam as linhas retas características deste tipo de rosto. 

3. Rosto Oval

No rosto oval, o que acontece é que a linha do comprimento é aproximadamente ⅓ maior que a linha da largura, sendo este um tipo de rosto ligeiramente alongado quando comparado com os anteriores. Este tipo de rosto é suave e delicado e não possui nenhum ângulo que se destaque. 

  • Óculos mais indicados: 

Se tem este tipo de rosto e está pretendendo escolher óculos de sol ou de grau tem a tarefa facilitada, pois tanto ficam bem modelos de óculos arredondados como retos. A regra mais importante para este tipo de rosto é acertar no tamanho do óculos, que não deve ser nem muito grande, nem muito pequeno. 

4. Rosto Coração 

No rosto coração, a linha do comprimento é maior que a linha da largura, sendo o queixo pontiagudo e o ponto menor deste tipo de rosto. Neste tipo de rosto, a região da testa e das maçãs do rosto são largas, sendo a sua largura semelhante, e as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando até chegar ao queixo. 

Muitas vezes este tipo de rosto é associado a um triângulo invertido, onde o queixo é a ponta do triângulo. 

  • Óculos mais indicados: 

Quando é preciso escolher óculos de grau ou escuros, para este tipo de rosto é recomendado o óculos redondo ou com laterais arredondadas, sendo o modelo de aviador o mais seguro. 

5. Rosto Oblongo 

No rosto tipo de rosto oblongo, também conhecido como retangular, a linha do comprimento é quase o dobro da linha da largura, e todo o rosto lembra um retângulo na vertical. Neste tipo de rosto, as linhas laterais são retas e bem definidas, assim como as linhas da mandíbula, tal como acontece no rosto quadrado. 

A grande diferença neste tipo de rosto é que a mandíbula apresenta uma ligeira curvatura, o que a torna menos acentuada e menos quadrada. Outra característica importante é que a testa tende a ter a mesma largura que a mandíbula, o que confere um aspeto retangular a este tipo de rosto. 

  • Óculos mais indicados: 

Tal como acontece com o rosto quadrado, se pretende escolher óculos escuros ou de grau, de optar por óculos no formato de aviador ou gatinho, pois são formatos que ajudam a suavizar as linhas retas naturais características deste tipo de rosto. 

6. Rosto Diamante 

No rosto em forma de diamante, a linha do comprimento é maior que a linha da largura, e tal como acontece no rosto em forma de coração o queixo está destacado, tendo um aspeto pontiagudo. 

A grande diferença neste tipo de rosto é que a região mais larga é a das maçãs do rosto, sendo a testa e linha do cabelo mais estreita (contrariamente ao que acontece no rosto em forma de coração) juntamente com um queixo afinado e pontiagudo. Além disso, as linhas da mandíbula são longas e retas, afinando ligeiramente até chegar ao queixo.  

  • Óculos mais indicados: 

Para escolher óculos que combinem com este tipo de rosto, é recomendado escolher óculos redondos, com laterais arredondadas ou com a parte de baixo ovalada.